Nota de (Boa) Viagem

foto-recife-boa-viagem-vendedores

Em Boa Viagem, no Recife, um menino faz o seu pedido numa banca de “Hot Dog” a uma vendedora de praia. São dezenas as opções disponíveis aqui, desde o queijo coalho na brasa, o caldo de feijão, de camarão, de sururu (um marisco pequeno), os picolés, os ovos de “codorna”, algodão doce, enfim. Dezenas também são os vendedores que apregoam os produtos caminhando na areia, sob o sol que lhes torra a pele, mas – ao que parece – não o ânimo.

Da minha privilegiada cadeira à sombra (já não aguento o calor), começo a imaginar como será trabalhar assim. “Vou conversar com o próximo vendedor que passar”, decido, e assim, ao ouvir aproximar-se a já familiar cantilena do “caldinho de feijão”, peço ao senhor para parar. A fome, neste momento, não é maior do que a curiosidade de ouvi-lo.

“Está calor, não está?”, começo, enquanto lhe pago pelo copinho de plástico com o líquido castanho dentro. “Está né…”, responde-me uma voz suave, vinda de um rosto enrugado e a pingar de suor. “Já trabalha aqui há muito tempo?”, continuo, ao que responde “Faz uns seis anos…”. “E gosta?”, atrevo-me, “Ah, felizmente a gente acostuma.”, finaliza o senhor, deixando-me sem espaço para mais perguntas.

Ao vê-lo partir, sinto algum despropósito na minha abordagem. Terei sido invasiva ou ele tímido? O que poderia ter feito de diferente para evitar uma reacção tão esquiva? Terei eu o direito de perguntar, pela gratuita curiosidade de querer saber?

Nesse dia, passei o resto do tempo a observar os vendedores de Boa Viagem. Com a curiosidade intacta, é certo, mas com uma renovada sensação de inquietude.

Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s